Entenda a diferença entre piso vinílico e laminado

Pra quem quer reformar sem perde muito tempo, pode usar tanto o piso vinílico como o piso laminado. Ambas opções, podem ser instaladas sob outros pisos, levando em conta que o contrapiso esteja nivelado a instalação é rápida, além de serem fáceis de limpar. Porém na hora da escolha, além da questão estética é importante verificar suas características e avaliar o local que será instalado. Mas sempre surge aquela dúvida: Qual a diferença entre o Piso Vinílico e Laminado? Então confiram…

  • Do que são feitos?!

O piso laminado é feito por composto de aglomerados e painel de madeira de alta densidade (HDF), ou seja, um material totalmente rígido. Já o piso vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC, um material totalmente flexível, mole e mais macio. Como podem observar a uma grande diferença no tipo de material para cada tipo, certo. Por isso os cuidados a serem tomados também são diferentes.

  • Pontos positivos de cada um

Piso laminado: Resistência a riscos e abrasão, alta durabilidade, fácil instalação, facilidade na manutenção e limpeza.

Piso viníico: Bom desempenho acústico, características térmicas, antialérgico, anti-chamas, difícil de manchar, alta durabilidade, macio, sustentável, facilidade na manutenção e limpeza.

  • Onde usar

Ambos podem ser usados em áreas comerciais ou residências. Assim como também não são aconselhados para ambientes externos, áreas molhadas, como banheiros por exemplo. E ambientes que não recebem muito sol, pois o contato frequente pode desbotar o piso.

Os pisos vinílicos são mais recomendados para ambientes hospitalares, clinicas e ambientes que tenham contato com idosos e crianças por serem antialérgico, macio, bom desempenho acústico e térmico.

Já o piso laminado não são recomendados para esses ambientes por emitirem sons com mais facilidade, por exemplo, para reduzir o barulho de um sapato é necessário cobrir o contrapiso com uma manta acústica (antes da instalação), além de sua superfície ser muito lisa o que pode escorregar com facilidade.

  • Limpeza e cuidados

É recomendado para limpeza de ambos os pisos, vassoura de cerdas macias e pano úmido. Para uma limpeza mais profunda pode ser utilizado água e sabão neutro. O piso vinílico requer um pouco mais de cuidado com objetivos pontiagudos, pois podem cortar o material e comprometer a qualidade; este tipo de piso também risca se a abrasão for grande – como por exemplo, no caso de um móvel ou equipamento (rack de TV ou geladeira), sendo movido.

Você gostou dessa dica? Deixei um comentário.

E obrigada pela sua visita!